41 3362-9438 41 3362-9595 41 99125-9595

BREVE HISTÓRICO DA CIA. DO ABRAÇÃO
Veja portfólio em pdf (espetáculos para crianças de todas as idades)
Veja portfólio em pdf (espetáculos adultos)
 

Iniciou suas atividades em 2001, desenvolvendo pesquisa de teatro e dança contemporânea, oferecendo à comunidade os resultados em forma de EVENTOS CULTURAIS GRATUITOS, peças TEATRAIS AMADORAS E PROFISSIONAIS.

Mantém no seu repertório, 11 espetáculos dirigidos á Infância e Juventude. A produção da peça SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO, em 2002 trouxe reconhecimento do público e da crítica especializada, sendo considerado o MELHOR ESPETÁCULO DE 2002. Com este espetáculo, iniciou-se o GRUPO DE PESQUISAS CÊNICAS E DRAMATÚRGICAS DA CIA. DO ABRAÇÃO, com a série de pesquisas em arte-educação e teatro para crianças, que teve sua continuidade com as obras CONTO DE COISAS E MÃES e UM MUNDO DEBAIXO DO MEU CHAPÉU, em 2003 e 2004.

Também em 2004, a pesquisa iniciada teve como tema Heitor Villa Lobos, sua vida e obra. O resultado é o espetáculo O TRENZINHO DO CAIPIRA.

Em 2006 inicia releitura sobre o tema proposto no espetáculo CONTO DE COISAS E MÃES, agregando novas informações, culminando no espetáculo ESTÓRIAS BRINCANTES DE MUITAS MAINHAS, estreado em 2007.

Em 2008 estreia ESTÓRIAS BRINCANTES DE MUITOS PAIZINHOS, e em 2009 começa a pesquisa sobre Alberto Santos Dumont resultando na estreia, em 2010 do espetáculo SOBREVOAR.

Em 2011 sua pesquisa foca em torno da escritora Clarice Lispector, montando o espetáculo CLARICE MATOU OS PEIXES, ganhando o Troféu Gralha Azul de Melhor Espetáculo para Crianças do Estado do Paraná.

Em Agosto de 2012 estreia o seu 8º espetáculo dirigido ao público de todas as idades O DORMINHOCO inspirado no livro homônimo da escritora Cleo Busatto.

Em 2013 inicia a pesquisa do seu 3º espetáculo de repertório dirigido ao público adulto, O OLHAR DE NEUZA. Paralelamente, estreia o espetáculo O MAPA DO MEU MUNDO em parceria com a RJ MERCURIO PRODUÇÕES em produção independente.

Em 2014 inicia a pesquisa de 3 espetáculos, em parceria com a Montenegro Produções Artísticas, baseados em contos clássicos: O FLAUTISTA DE RAMELIM, A BELA E AFERA e O MÁGICO DE OSS, com estreias nos meses de agosto, setembro e novembro, respectivamente no Teatro Bom Jesus.

Em 2015, estreia os espetáculos: KARTAS DE UMA BONEKA VIAJANTEHISTÓRIAS BRINCANTES DE MUITOS AMIGOS, em outubro e julho de 2015, respectivamente. Kartas De Uma Boneka Viajante recebeu o Troféu Gralha Azul 2015/2016 nas categorias de Melhor Texto, Melhor Direção Espetáculo Para Crianças e Melhor Espetáculo Para Crianças.

Em 2016 estreia o espetáculo PELAS MÃOS DE MARIA OU AS VOZES DE SIMONE para o público adulto, em parceria com Edson Bueno que assina a dramaturgia.

Em 2017 estreia o 14º espetáculo para crianças de todas as idades:  NAPO - UM MENINO QUE NÃO EXISTE, também em parceria com Edson Bueno que fez a adaptação de sua obra literária "Napo - Um Menino Que Não Existe", o qual recebeu o Troféu Gralha Azul 2016/2017 nas categorias de Melhor Espetáculo Para Crianças, Melhor Direção Espetáculo Para Crianças e Melhor Ator Espetáculo Para Crianças.

Também em 2017, estreou o espetáculo PATRACA - O PALHAÇO ASTRONAUTA, com co-direção de Maurício Vogue. Em parceria com a Montenegro Produções Artísticas, estreou outros dois contos clássicos: ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS e OS TRÊS MOSQUETEIROS

Em 2018 continua a parceria com a Montenegro Produções Artísticas e estreia PETER PAN e PINÓQUIO.

Realiza desde 2009 o PEQUENO GRANDE ENCONTRO DE TEATRO PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES, um festival com o intuito de pesquisar essa linguagem teatral. Em outubro/novembro de 2018 realizamos sua 9ª Edição.