41 3362-9438 41 3362-9595 41 99125-9595

O Grupo de Pesquisas Cênicas da Cia. do Abração apresenta o espetáculo “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos”, O foco temático apresentado na peça é a relação entre pais e filhos, ressaltando o respeito que devemos ter pelas diferenças individuais de cada ser humano, quer seja ele pai ou filho.

-

El foco temático presentado en la pieza es la relación entre padres e hijos, las diferentes relaciones que se pueden establecer en este mismo binario, resaltando el respeto que debemos tener por las diferencias individuales de cada ser humano, ya sea padre o hijo.



Os “Tingas”, três simpáticos e oníricos personagens, buscam um Pai, um norte que oriente para a escolha de caminhos e “dê um jeito” no mundo, que todos temos o dever de cuidar. Nesta estória de afeto e respeito à diversidade de um mundo “bagunçado” apresentam-se às crianças várias figuras paternas desde o pai biológico ao adotivo, aquele que educa em casa e na escola, o pai escolhido por afinidade e até mesmo a própria “mãe-pai”, entre outras diversas formas de afeto paternalista.  De forma lúdica, se possibilita a compreensão de diferentes aspectos da relação pai e filho, de suas abstrações e metáforas.

“Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos” é a valorização da diversidade cultural de uma terra/nação, e de cada um de nós, em particular, como resultado do encontro entre o semeador e a terra, o pai e a mãe. Uma viagem lúdica ao interior de nossa terra e de nós mesmos, através de histórias de Pais e Países. Uma brincadeira de encontros e amores com nossa identidade. E, a certeza de que ser pai é antes de tudo uma celebração da vida, do amor e do sagrado.

-

HISTORIAS SIMPÁTICAS DE MUCHOS PADRECITOS

Inspirado en algunos cuentos de la literatura nacional dirigidos al niño y en la herencia cultural adquirida de nuestra colonización paranaense, el Grupo de Investigaciones Escénicas y Dramatúrgicas de la Cia. doAbração, fundamentado en los principios socio-constructivistas que orientan su investigación, propone la realización de otro espectáculo bajo las técnicas de la cuenta de historias y manipulaciónde los objetos.

El foco temático presentado en la pieza es la relación entre padres e hijos, las diferentes relaciones que se pueden establecer en este mismo binario, resaltando el respeto que debemos tener por las diferencias individuales de cada ser humano, ya sea padre o hijo. Los "Tingas", tres simpáticos y oníricos personajes, buscan un padre, un norte que oriente para la elección de caminos y "de una manera" en el mundo, que todos tenemos el deber de cuidar.

En esta historia de afecto y respeto a la diversidad de un mundo "desordenado" se presentan a los niños varias figuras paternas desde el padre biológico al adoptivo, aquel que educa en casa y en la escuela, el padre escogido por afinidad e incluso la propia "madre -padre ", entre otras diversas formas de afecto paternalista.

En el caso de los padres de familia, se trata de la valoración de la diversidad cultural de una tierra / nación, y de cada uno de nosotros, particular, como resultado del encuentro entre el sembrador y la tierra, el padre y la madre. Un viaje lúdico al interior de nuestra tierra y de nosotros mismos, a través de historias de padres y países. Una broma de encuentros y amores con nuestra identidad. Y, la certeza de que ser padre es ante todo una celebración de la vida, del amor y de lo sagrado.

-

Histórico do Espetáculo:


2008

  • Em Outubro, faz 09 apresentações para escolas públicas, nas Regionais de Curitiba, em projeto viabilizado pela Fundação Cultural de Curitiba.
  • Em Novembro e Dezembro, faz temporada na Sala Simone Pontes, da Cia. do Abração.

2009

  • Maio – Teatro para o Povo, Teatro Guaíra, Curitiba - PR
  • Julho - I Pequeno Grande Encontro - Teatro da Caixa, Curitiba - PR
  • Julho – Festival de Inverno da UFPR – Antonina - PR.
  • Outubro – Projeto de Investigação de Teatro Para Crianças, Sala Simone Pontes, Curitiba.
  • FESTE – Festival de Teatro de Pindamonhangaba – SP.

2010

  • Abril – SESC Araraquara – Araraquara/SP

2012

  • Agosto – 16º FENATIB – Blumenau/SC
  • Outubro – IV Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças de Todas as Idades. – Curitiba/PR

2013

  • Junho – Turnê de Circulação em Minas Gerais
  • Agosto – Projeto Piás e Gurias, Teatro José Maria Santos – Curitiba/PR

2014

  • Abril – Projeto Difusão em Teatro – 24 apresentações em Escolas Municipais de Curitiba/PR
  • Outubro – SESC Francisco Beltrão/PR

2016

  • Abril – Projeto Abraçando o Paraná – Apresentação em Maringá, Campo Morão e Cascavel.
2017
  • Outubro – Projeto Abração em Ação – Curitiba/PR
  • Novembro – 12 apresentações pelo Circuito Cultural SESI – PR e Apresenta-se pelo Edital Domingo tem Teatro.
2019
  • Julho – Festival de Inverno de Garanhuns - Pernambuco