41 3362-9438 41 3362-9595 41 99125-9595

O espetáculo narra o encontro de um desiludido escritor, com uma criança que chora por que perdeu sua boneca. Para alegra-la, inventa uma história dizendo que a boneca não se perdera, mas que estava apenas viajando. Resolve, então, criar cartas imaginárias escritas pela boneca, endereçadas à menina, contando sobre as aventuras em suas viagens, transformando-se, assim, em um carteiro de bonecas viajantes.

-

Franz, un amable escritor, sentado en un sencillo banco de madera descolorida, rodeado de un enorme caramelo. Inmerso en esta conexión con la naturaleza, fue interrumpido por el llanto convulso y repentino de una pequeña niña solitaria con primorosas trenzas y botitas delicadas. 



A Cia. do Abração apresenta seu mais novo espetáculo para crianças de todas as idades: Kartas de Uma Boneka Viajante. O espetáculo narra o encontro de um desiludido escritor, com uma criança que chora por que perdeu sua boneca. Para alegra-la, inventa uma história dizendo que a boneca não se perdera, que estava apenas viajando.

Resolve, então, criar cartas imaginárias escritas pela boneca, endereçadas à menina, contando sobre as aventuras em suas viagens, transformando-se, assim, em um carteiro de bonecas viajantes. A primeira carta da boneca à menina é um pedido de desculpa pelo seu abrupto desaparecimento, revelando-lhe sua necessidade de partir para descobrir novos mundos e crescer. As demais cartas mantém o vínculo da amizade, descrevendo-lhe o mundo de aventuras para que a menina pudesse compartilhá-lo. A última, uma bela despedida, confortante, libertando-a de suas carências e inseguranças. 

Tal inusitada situação teria acontecido com o escritor Franz Kafka, um ano antes de sua morte, segundo relatos de sua companheira Dora Dymant. Tais cartas nunca foram encontradas, mas constituem um dos mistérios mais belos da narrativa do século XX e nos motivaram a imaginá-las e recriá-las, através desta proposta cênica. 

Neste encontro de um adulto com uma criança, onde o primeiro, que se encontra desiludido e deprimido é tocado pela pureza dos sentimentos e crença no mundo imaginário de uma criança, abordaremos temas como o respeito do adulto diante do mundo da criança, bem como o convívio criativo de duas gerações pode ser saudável para ambos os lados, devolvendo ao adulto, a esperança de vida, promovendo o afeto e o amor por meio de inusitadas histórias, que ressignificam o ser “adulto”, aproximando-o do universo da criança. Além disto, podem-se revelar, na relação da menina e da boneca, experimentando a ausência física do afeto fraternal, grandes ensinamentos sobre a amizade e a liberdade. Estes são os objetivos traçados pelo tema desta montagem.  

A Cia. do Abração propõe um espetáculo de atores, onde a palavra e a fisicalidade dos corpos dos atores tem a mesma importância, força e intensidade, incluindo estéticas do teatro de sombras, abstração de objetos, música e construções coreográficas. Tudo para construir uma dramaturgia e encenação lúdicas, que aportem conteúdo e surpreendam o espectador, através de uma estética brincante e criativa. 

A arte para crianças recria um novo olhar e através deste espetáculo é possível resgatar a essência, provocar os sentidos, desenhar caminhos e criar o gosto pela arte. Fundamental para a preservação da arte é o apoio dos educadores e adultos responsáveis que circundam as crianças. 


Prêmios e Indicações:

Troféu Gralha Azul de Melhor Texto, Melhor Direção de Espetáculo para Crianças e Melhor Espetáculo para Crianças do Estado do Paraná.

Indicado no Troféu Gralha Azul 2015/16 nas categorias: Melhor Atriz Kamila Ferrazzi, Melhor Ator Blas Torres, Atriz Revelação Juliana Cordeiro, Melhor Figurino Guga Cidral, Melhor Sonoplastia Karla Izidro, Melhor Cenografia Blas Torres e Élio Chaves.

-

CARTAS DE UNA MUÑECA VIAJANTE


Franz, un amable escritor, sentado en un sencillo banco de madera descolorida, rodeado de un enorme caramelo. Inmerso en esta conexión con la naturaleza, fue interrumpido por el llanto convulso y repentino de una pequeña niña solitaria con primorosas trenzas y botitas delicadas. Estaba a pocos pasos de la pequeña niña, llegó cerca y buscó saber lo que había sucedido. Para su sorpresa, ella respondió que había perdido su muñeca.

Que llamaba cariñosamente de K. Franz rápidamente respondió que su muñeca no se había perdido. Había ido a viajar. La dulce niña inmediatamente iluminó su cara con una hermosa sonrisa de covina reluciente. Muy curiosa hizo muchas preguntas en menos de una fracción de segundo. Franz, sin parpadear dijo con mucha seguridad que era un cartero de muñecas viajeros y que su muñeca le había mandado una carta.

Una hermosa amistad iniciaba en aquel momento. Todas las mañanas, en aquel banco rodeado de camaranchón, la pequeña niña iba al encuentro con el "Cartero de Muñecas Viajantes" para leer las lindas cartas que la muñeca K enviaba de lugares increíbles. La primera carta de la muñeca a la niña es una petición de excusa por su abrupta desaparición, revelando su necesidad de partir para descubrir nuevos mundos y crecer. Las demás cartas mantienen el vínculo de la amistad, describiendo el mundo deaventuras para que la niña pudiera compartirlo.

Cada lectura era un sueño y un viaje por la imaginación de la pequeña niña. En un parpadeo de ojos, la pequeña se transformaba en montañas con nieve, en bosques rodeados de elefantes y lugares increíbles por donde la muñeca K pasó. Después de unas intensas mañanas, Franz percibió que la última carta estaba para llegar. La última, una bella despedida, reconfortante, liberándola de sus carencias e inseguridades. Y tal vez, nunca más Franz vio aquella sonrisa con los cojines relucientes.

-
 

Histórico do Espetáculo:


2015

  • Setembro/Outubro – Temporada no Auditório Antônio Carlos Kraide em Curitiba/PR, realizando 20 apresentações. 
     

2016

  • Março – 02 apresentações no Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças no Teatro Guaíra – Curitiba/PR;
  • Agosto – 01 apresentação no projeto “Domingo Tem Teatro” da Secretaria do Estado da Cultura do Paraná; Participa da Mostra de Teatro de Pato Branco-PR como espetáculo convidado.
     

2017

  • Julho – Sesi – São José dos Pinhais 
  • Agosto – Sesi – Patro Branco 
  • Setembro – FIT Dourados – Dourados, MS e Sesi Portão, Edital de ocupação Sesi PR 
  • Novembro – Sesi Cadeião, Londrina PR, 02 apresentações.
     

2018​

  • Junho – Projeto Abração em Ação – Curitiba/PR
  • Julho – Festival de Inverno de Bonito/MS
  • Agosto – SESI São José dos Pinhais
     

2019

  • Setembro – Festival Caxias Em Cena 
  • Outubro – 10º Festival de Teatro Para Crianças de Curitiba – Pequeno Grande Encontro – 03 apresentações, fazendo a abertura do festival.

 

ASSISTA AO VÍDEO