(41) 3362-9438 (41) 3362-9595 (41) 99125-9595

De 25 de abril a 01 de maio de 2017 aconteceu o VIII Pequeno Grande Encontro de Teatro para Crianças de Todas as Idades, patrocinado pela Fundação Cultural de Curitiba, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da empresa Banco do Brasil, com a parceria do Teatro Guaíra e da ATINJ/PR – (Associação de Teatro para Infância e Juventude do Estado do Paraná).



A mostra contou com 12 apresentações, com a participação de companhias do Brasil, como a Cia. Merengue, a Tato Criação Cênica, a Cia. Rindo à Toa e a Cia. Circo Teatro Sem Lona, e companhias Latino Americanas, como a Cia. Paye Ryru e a Cia. Julia Sigliano, que compartilham da ideologia sobre o teatro para crianças e produzem um teatro de referência para este segmento.

Um das intenções do Pequeno Grande Encontro é ampliar o intercâmbio das pesquisas em novas dramaturgias, além de promover mesas-redondas e palestras, como a ministrada por Fátima Ortiz sobre o Teatro para Criança.

O Encontro ainda contou com a presença de Olga Romero, atriz, dramaturga e diretora, que foi a homenageada desta edição, recebendo o troféu Olga Romero de teatro para crianças.

O crítico Ricardo Schöpke esteve presente no Encontro, analisando todos os espetáculos e ainda contribuindo nas mesas-redondas. Em seu blog, Almanaque Virtual: Cultura em Movimento, ele avaliou o festival como Muito Bom, além de apresentar brevemente cada peça e colocar observações muito positivas sobre cada espetáculo.

Schöpke elogia as produções da Cia. Do Abração frisando a minúcia na construção dos espetáculos, “Todos os espetáculos da Cia carregam sempre um número grande de possibilidades, assuntos interligados, e pequenas sensibilidades que abrem a obra para uma dimensão maior, e aguçando os campos de percepção das inteligências cênicas, e humanas.”.

Além disso, Schöpke menciona o espetáculo de abertura deste Pequeno Grande Encontro, Estórias Brincantes de muitas Mainhas, como “[…] um dos maiores acertos do PGE, em todos os seus anos de abertura, neste formato no Guairinha. Onde a encenação transcorreu com bastante harmonia, entre todos os elementos técnicos e artísticos do espetáculo.”, ainda, enalteceu nossa Diretora Letícia Guimarães pela produção, “O grande mérito da direção de Letícia Guimarães, no espetáculo, foi o de conseguir extrair um dos melhores desempenhos conjuntos de todas as suas obras, na atualidade.”.

 


Abertura do VIII Pequeno Grande Encontro de Teatro para Crianças de Todas as Idades, que contou com a entrega do troféu Olga Romero de teatro para crianças.

 

No blog do Pequeno Grande Encontro é possível encontrar as críticas dos espetáculos apresentados, assim como os detalhes desta edição. Para conferir acesse, http://pequenograndeencontro.blogspot.com.br/. Ou acesse diretamente no blog do Ricardo Schöpke, Amanaque Virtual: Cultura em Movimento no link http://almanaquevirtual.com.br/25963-2/.